CategoriesServiços

Ponha o Sistema Informático da Sua Empresa a Jogar a Seu Favor.

Manutenção de Sistemas Informáticos

Um problema comum das PME’s:

Se gere uma empresa, o mais provável é que tenha um sistema informático, mais ou menos complexo, que apoia o seu funcionamento. É provável que grande parte da actividade da sua empresa dependa desse sistema e que, quando falha, lhe crie um verdadeiro problema.

Às vezes, as dificuldades são tantas que somos tentados a pensar que os sistemas informáticos falharam na tarefa de nos simplificar a vida, mas tornaram-se uma obrigação que nos põe a cabeça em água. Não podemos viver sem eles, mas andamos sempre às cabeçadas: dão erros que não compreendemos, têm definições que deixaram de fazer sentido e precisamos de contornar constantemente, deixam-nos sempre com medo de que não sejam suficientemente seguros e nunca sabemos muito bem a quem recorrer e o que esperar, quando as coisas correm mal.

Mas não tem que ser assim. Um sistema informático bem adaptado aos processos da sua empresa pode melhorar profundamente a forma como trabalha, criando um espaço de trabalho mais produtivo e seguro. Não há uma solução que funcione perfeitamente para todas as empresas, pelo que, idealmente, este sistema deverá ter sido construído de raiz para a sua empresa, ou, pelo menos, ser um sistema adaptativo que se ajusta às necessidades específicas do seu negócio e dos seus funcionários. Deve também ser um sistema em constante melhoria e adaptação, evoluindo com as mudanças na organização do trabalho ou nos procedimentos da empresa, ajustando-se à evolução tecnológica, para garantir que não se torna obsoleto e vai correspondendo, cada vez mais, àquilo de que a empresa precisa realmente.

Para isso, é preciso garantir uma manutenção de qualidade. Muitas empresas optam por contratar um técnico informático, que traz uma certa segurança porque é uma pessoa com competências especializadas que compreende genericamente bem o sistema implementado (até porque, muitas vezes, foi o próprio técnico que o implementou), que sabe responder aos erros mais comuns com grande celeridade e vai dando uma resposta satisfatória aos problemas mais complexos.

No entanto, esta solução não vem sem os seus problemas. Em primeiro lugar, cria-se uma dependência nem sempre muito saudável em relação a uma só pessoa, a única que conhece perfeitamente todo o sistema, que ganha um estatuto de insubstituível que pode ser muito prejudicial no longo prazo. Quando vai de férias, é um problema, quando não está num dia em que as coisas correm mal, a empresa pára. Depois, o facto de este técnico estar completamente focado num mesmo sistema dá pouco espaço à actualização do seu conhecimento e à descoberta, pelo profissional, de melhorias e ajustes que possam beneficiar a eficiência do sistema, especialmente no que toca à incorporação de novas tecnologias, levando a empresa por um curso que, não raro, a deixa ficar para trás. Além de tudo isto, para grande parte das empresas, especialmente de pequena e média dimensão, uma pessoa a tempo inteiro não se justifica. Ao mesmo tempo, mantê-la a tempo parcial, correndo o risco de não estar operacional nos momentos em que é necessária, ou mesmo que acabe por sair em busca de melhores condições, nem sempre é uma opção.

Solução: contratar uma empresa especializada

Outra opção é contratar um serviço de manutenção, que normalmente resolve grande parte dos problemas de que falámos antes. Em primeiro lugar, está a entregar a responsabilidade de garantir o funcionamento do seu

sistema informático a uma organização, com muitas cabeças a pensar no mesmo sentido, com a experiência de mercado combinada de todas elas, que lhe pode dar muitas mais garantias: consegue assegurar um apoio técnico imediato sem tirar férias, os técnicos que se ocupam do seu sistema têm contacto constante com outros sistemas, que lhes podem permitir a actualização de conhecimento necessária para um processo de melhoria contínua, há, ao seu dispor, técnicos especializados com capacidade para adaptar novas tecnologias às suas necessidades.

É isto que lhe podemos garantir na Loading Happiness: um serviço de manutenção de acordo com as suas necessidades, que pode ser contratado de forma ocasional para situações específicas ou com uma avença mensal, garantindo uma manutenção evolutiva (focada no aperfeiçoamento constante do seu sistema), adaptativa (que garante que é o sistema que se adapta constantemente ao funcionamento da sua empresa e não o contrário), correctiva (que corrige bugs e outros erros que possam ser encontrados) e preventiva (que cria redundâncias e melhora a segurança do sistema, reduzindo as oportunidades de falha e aumentando a sua vida útil.

Além disto, dispomos de uma equipa muito bem dimensionada: suficientemente grande para assegurar que não há falhas de serviço e que dispomos de todo o conhecimento e especialização necessários para o ajudar; mas suficientemente pequena para assegurar que cada um dos nossos técnicos conhece profundamente o sistema da sua empresa e os seus objectivos.

Saiba mais aqui ou contacte-nos, e deixe que as sua preocupações com o sistema informático da sua empresa passem a ser um problema nosso.
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.