CategoriesServiços

Sete razões para subcontratar a gestão do seu sistema informático

O seu negócio, seja de que área for, depende certamente, a algum nível, de um sistema de tecnologias de informação. O mais provável é que tenha uma equipa dedicada a manter e actualizar esse sistema ou, pelo menos, aquela pessoa que percebe um pouco mais de informática e que vai dando um jeitinho para resolver os problemas que aparecem.

Se isto é verdade, também é muito provável que seja possível fazer mais e melhor com o seu sistema, gastando menos recursos, com recurso a serviços de gestão e manutenção de sistemas informáticos.

Mas para quem e para que funções é que este serviço vale a pena?

De uma forma simples, desde que a função de determinado sistema, no seu negócio, seja de suporte e não a actividade principal, ou seja, desde que a sua empresa não se especialize no desenvolvimento de sistemas com a função em causa, só tem a ganhar com a subcontratação do serviço a uma empresa que se especialize em fazê-lo da forma mais eficiente e completa possível.

Ficam aqui 7 razões pelas quais é boa ideia recorrer a um serviço de gestão e manutenção de sistemas informáticos:

1. Custo mais baixo e previsível

Entregar a gestão e manutenção do sistema informático da sua empresa a outros vai poupar directamente nos salários e outros custos relacionados, como formação, compra e manutenção de equipamentos necessários ao trabalho dos técnicos de tecnologias de informação.
Mas não se limita a isto: o facto de a empresa que está a prestar-lhe este serviço fazer o mesmo com outras empresas permite que esta crie economias de escala, diluindo os custos fixos pelos diferentes clientes. Além disso, a capacidade instalada permite um serviço mais eficiente na utilização de recursos.
Não menos importante é que a empresa contratada assume muitos dos riscos e imprevisibilidade subjacentes a esta parte do negócio, tornando-os mais previsíveis para si.

2. Mais flexibilidade

Uma vez que está, em grande parte, a trabalhar com a capacidade instalada de outra empresa, há uma maior flexibilidade para adaptar o sistema, tanto em dimensão como em alcance, às necessidades da sua empresa, em cada momento.

3. Pode focar-se no seu negócio

Quando não tem de se preocupar em controlar todos os aspectos de uma área que não domina, pode focar o seu tempo, e o dos seus colaboradores, nas actividades centrais do negócio, o seu core business. A partir do momento em que todo o seu sistema informático é um problema de outra empresa, a sua equipa fica liberta para se focar nos pontos fortes do seu negócio e na estratégia de futuro.

4. Recursos humanos mais capazes e especializados

O recurso a uma empresa subcontratada permite acesso a recursos humanos com formação e experiência relevante e variada, conhecimento actualizado e boas práticas de desenvolvimento de sistemas. A experiência em diferentes sectores e indústrias facilita a constante sinalização de melhorias para os sistemas.
Este modelo permite também chegar a profissionais especializados em áreas das tecnologias da informação para as quais não compensaria contratar a tempo inteiro, como é o caso, para muitas empresas, da segurança de sistemas.
Além disso, o recrutamento e criação de equipas de trabalho é feito por profissionais especializados que conhecem o seu sistema e sabem que formação e experiência são mais relevantes para o seu negócio.

5. Sempre a par da evolução tecnológica

Sendo focada no desenvolvimento de soluções de tecnologias da informação, a empresa que contratar estará sempre por dentro da evolução da tecnologia e constantemente a discutir como esta poderá ou não beneficiar o seu negócio, limitando o tempo de investigação, desenvolvimento e implementação de actualizações.
Isto cria uma melhor qualidade e actualização dos sistemas informáticos, o que traz vantagens competitivas significativas. Permite ainda nivelar por cima o seu negócio, competindo de igual para igual com empresas maiores.

6. Menos falhas de sistema

Qualquer sistema pode falhar, mas nem todas as falhas são iguais. Com um sistema gerido por uma empresa focada nesse domínio, pode contar com uma manutenção e constante actualização e melhoria, que tornam as falhas menos prováveis e frequentes. Além disso, quando acontecem, contam com processos de recuperação mais robustos e profissionais especializados na resolução destes problemas que já lidaram com situações semelhantes.

7. Segurança e requisitos legais

Uma empresa especializada em sistemas informáticos vai sempre garantir que o seu cumpre todos os requisitos legais e de segurança (por exemplo, na gestão de dados), reduzindo significativamente o risco do seu negócio.

Na Loading Happiness temos uma equipa competente e com experiência e especialização variada, que nos permite oferecer serviços de gestão e manutenção de sistemas informáticos ao mais alto nível. Contacte-nos para construirmos juntos a melhor solução para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.